1. Uma massa gasosa, inicialmente num estado A, sofre duas transformações sucessivas e passa para um estado C. A partir do estado A esse gás sofre uma transformação isobárica e passa para o estado B. A partir do estado B, ele sofre uma transformação isotérmica e passa ao estado C. O diagrama que melhor expressa essas transformações
é:
2. Um recipiente aberto contém 12 mols de moléculas de ar, à temperatura de 27 °C. A que temperatura devemos aquecer o recipiente para que o número de mols de moléculas dentro dele fique igual a 9?
3. Uma certa massa de gás ideal é submetida ao processo A → B → C indicado no diagrama p x V. Sendo T a temperatura absoluta do gás no estado A, a temperatura absoluta no estado C é:
Qual o tipo de transformação sofrida pelo gás?
5. Certa quantidade de gás é aquecida de dois modos e, devido a isto, sua temperatura aumenta na mesma quantidade, a partir da mesma temperatura inicial. Faz-se esse aquecimento, uma vez mantendo constante o volume do gás e outra, mantendo a pressão constante. Baseando-se nessas informações, é possível concluir que:
a) nos dois casos, forneceu-se a mesma quantidade de calor ao gás.
b) no segundo aquecimento, não houve realização de trabalho.
c) no segundo aquecimento, todo o calor fornecido ao gás foi transformado em energia interna.
d) o trabalho realizado no primeiro caso foi maior que no segundo.
e) o aumento da energia interna do gás foi o mesmo nos dois casos.
6. Uma amostra de gás ideal sofre as transformações mostradas no diagrama pressão x volume, ilustrado a seguir. Observe-o bem e analise as afirmativas abaixo, apontando a opção correta: